sobre o projeto
O ano de 2020 reservava uma surpresa desagradável a todos: uma pandemia de nível global que levou a maior parte do mundo a tomar medidas de isolamento inéditas para as novas gerações.
Frente às evidentes demanda de se ambientar no "novo normal", nós, alunos da disciplina de Design e Produção Gráfica da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, fomos desafiados a refletir sobre a complexidade dessa fase (na medida em que conseguíssemos) através de produções gráficas e da elaboração de uma identidade visual para uma página a mensagem "vale a pena".
despertar novas visões durante a quarentena
Momentos de recolhimento são necessários e muito importantes para o desenvolvimento de novos planos, novos sonhos e para ressignificar todas as coisas que perderam valor ou sentido ao longo do tempo.
Quando esta crise tiver chegado ao fim, que nossas tentativas incompletas se completem e construam um novo mundo melhor :)
Devido ao isolamento, somos obrigados a lidar com quebras de expectativas, planos interrompidos, distanciamento das pessoas que gostamos, etc.
Entretanto, ao olhar para a história, podemos supor que da mesma forma como crises anteriores nos levaram a ressignificar nossa existência como humanidade, esta pode ser uma oportunidade enorme de grandes transformações.
Ainda assim, períodos como esse nos revelam a verdadeira necessidade de lutarmos pelo bem-estar comum e ajudar aqueles que mais precisam.
Mas isso se torna mais difícil se não estivermos bem conosco.
produções
O partido para elaborar a identidade visual deste site foi o logo. Num primeiro momento, minha vontade era a de fazer este projeto conversar com identidades de movimentos por moradia, por isso achei a cor vermelha de extrema necessidade (visto que seu uso é predileto neste aspecto).
No entanto, com o passar dos dias, fui percebendo que a mensagem que eu gostaria de passar era mais ampla: neste momento, todas as tentativas valem a pena.
Temos a tendência a abandonar planos e desejos que possuímos por falta de insistência. Portanto, cada tentativa é importante! E nesse momento tão complicado, elas podem ajudar a reconstruir o mundo :)
outros trabalhos
sobre o autor
Estudante de arquitetura e urbanismo (FAU) do 9º período e curioso por artes visuais e tecnologia desde pequeno, tenho 23 anos, nasci em Santos (SP) e vim para São Paulo em 2016, para começar minha vida acadêmica.
Nesse mesmo ano, me distanciei dessa figura especial que aparece comigo no exercício do auto-retrato.
Embora ele esteja com minha família e a distância de menos de 60 km facilite minhas idas para a Baixada Santista, nossos reencontros sempre foram emocionantes.
Mal posso esperar pelo próximo!
Vai valer muito a pena!